InFOGraFIA TipoGRáFICa

by homogeneous

MatOsinhOs´s AnemOne

Tipografia, informação, comunicação visual, mensagem e utilidade, foram os ingredientes utilizados na construção do segundo projeto de Design.

No âmbito de Design e Comunicação visual faz todo o sentido pensarmos em tipografia tal como Paulo Heitlinger a vê: ” uma actividade social de comunicação”.

Assim, elaborar uma composição visual em que a letra tenha o papel principal e que, ao mesmo tempo, exista uma informação imediata que passe para quem visualiza a imagem, não é tarefa fácil. Porém, o desafio é sem dúvida estimulante, e descobrir a capacidade que a letra tem para ajudar a transmitir uma ideia, foi sem dúvida uma descoberta nova.

Ao iniciarmos a composição visual, decidimos que, para além da construção da infografia com elementos tipográficos, queríamos acrescentar dois elementos que acreditávamos que iriam enriquecer o projeto: a utilidade e a mensagem. Assim uitilizámos a tipografia na sua essência de elemento de comunicação que “veste e multiplica a palavra escrita” (Paulo Heitlinger, 2006)

O primeiro passo foi decidir que tema escolher, que artigo selecionar. A escolha surgiu por acaso, numa tarde de fim de semana em que os dois elementos que constituem o nosso grupo, observaram a “anémona de Matosinhos”, a famosa estrutura que se encontra na rotunda de Matosinhos, junto à praia. A beleza daquela construção, e a sua simbologia, tornaram-se no alvo da nossa procura por artigos on-line.

Encontrado o artigo, iniciaram-se as experiências no adobe illustrator. Como fundo selecionamos uma imagem da “anémona” e iniciamos a sua decomposição em simples linhas. De seguida fomos substituindo as linhas por palavras por nós selecionadas do artigo e aos poucos a nossa composição foi ganhando vida.

Tal como referi-mos anteriormente, fazem parte do nosso trabalho dois outros elementos que consideramos essenciais: A utilidade e a mensagem. Para procedermos ao desenvolvimento desta ideia tivemos em mente a possível utilização desta infografia em diversas situações. Acreditamos que, seria possível empregar esta composição num site on-line que tivesse como objetivo promover a cidade de Matosinhos ou este local específico junto ao mar. Seria também útil num sentido dinâmico em que às palavras estariam associadas a hiperligações que nos conduziriam a outras zonas da cidade relacionadas com estas mesmas palavras. Para além da utilização num site para a promoção da cidade, a nossa infografia poderia estar num artigo jornalístico ou reportagem presente num jornal ou, até mesmo na realização de um evento, exposição neste local. No que diz respeito à mensagem, esta estrutura funciona como cartão de visita logo o mesmo acontece com a nossa composição visual. Esta funciona como a imagem que mais rapidamente associamos ao local, a ideia de mar, pesca, praia, o oscilar da “anémona” ao ritmo do vento, a composição grita e exclama Matosinhos, logo, ótima para divulgar este lugar.

Justifiquemos agora a utilização da letra. A cor que utilizamos na nossa composição é facilmente justificável pelo facto de a estrutura ser, de cor vermelha. Para sermos o mais fiel possível à construção que existe, achamos por bem que a cor deveria ser fiel ao autêntico. Porém, na frase do “Slogan”, recorremos ao azul para representar a cor do mar, mantendo apenas com a cor vermelha a palavra “anemone”. Destacamos ainda todas as letras “O” dessa mesma frase de modo a ser associado à forma da estrutura vermelha. O tipo de letra escolhido baseou-se na utilidade que pretendíamos dar à nossa infografia. No que toca à escolha do tipo de letra a justificação é já mais complexa. Tal como referimos anteriormente, a utilização da nossa infografia prevê a ideia de marketing da cidade, a ideia de comercializar a imagem de Matosinhos, seja num site, num evento ou num jornal. Assim partimos à procura de letras que são utilizadas com essa mesma intenção. À partida sabíamos que procurávamos uma letra sem serifa, comummente utilizada em publicidade, ou seja, uma letra mais clean e de fácil leitura que permita uma boa compreensão das palavras/mensagem. Finalmente chamou-nos a atenção um anúncio de uma das maiores empresas mundiais: A Apple. Consideramos o tipo de letra ideal e interessante e decidimos investigar  qual era. Descobrimos então que se tratava da Myriad Pro. Um tipo de letra sem serifa, não austera ,com linhas modernas e ao mesmo tempo contemporâneas. Consideramos uma letra “jovem”, elegante mas não demasiado “vaidosa” ou trabalhada sendo assim fácil de ser compreendida. Utilizamos o tipo regular e apenas para o “slogan” optamos por semi-bold, de modo a destacar aquela frase sem, no entanto, ofuscar a “anémona”. Caracterizando mais concretamente, podemos afirmar que a letra utilizada, na nossa opinião, pode ser um género de letra Grotesca (letras de palo seco ou antique), no que diz respeito à largura dos traços semi negra na frase do Slogan e regular nas restantes palavras, relativamente à inclinação podemos defini-la como redonda. Finalmente um estilo de largura entre o condensado e o expandido e, como dissemos já anteriormente, sem patilha, ou seja, sem serifa.

A letra ocupa o espaço central do nosso trabalho, constrói a imagem, compõe e informa. A letra originou a nossa infografia e fez-nos descobrir o mar de opções e mensagens que podemos elaborar e construir apenas mudando a forma dos caracteres. Caracteres que constituem as infinitas palavras que existem no nosso mundo e que muitas das vezes são a maior arma de expressão.

Excerto do artigo utilizado na realização da infografia tipográfica.

“She Changes” – Anémona

Património, Tradição e Cultura | Outros Monumentos

Da autoria de Janet Echelman, a estrutura em rede, com cerca de 50 m de altura, denominada “She Changes”, é uma homenagem à comunidade piscatória de Matosinhos. O seu esplendor permite-lhe ser encarada como um dos mais emblemáticos cartões-de-visita do Concelho de Matosinhos, bem como obra referência não só ao nível nacional, mas também internacional.
A Sculpture Magazine considerou-a “one of the truly significant public artworks in recent years”. Em 2004, a também denominada Anémona, passou a símbolo de Matosinhos reconhecido mundialmente.